quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Por que calibrar?

Calibrar é medir equipamentos e compará-los com padrões para assegurar que os mesmos são estáveis e que podem fornecer valores de medição confiáveis em qualquer condição para as quais foram desenhados, produzidos e destinados. Instrumentos e equipamentos utilizados na execução de medidas e que estejam fora da tolerância (OOT – Out of Tolerance), precisão e/ou exatidão planejadas, podem gerar falsas informações, levando a produtos sem confiabilidade, insatisfação dos clientes, aumentos dos custos de garantia, re-trabalho e reposição e, principalmente, ocasionando um aumento do risco do uso do material ou do equipamento ensaiado. (leia mais...)

Frequentemente, os usuários não entendem os motivos pelos quais um instrumento deve ser calibrado, nem avaliam o processo que envolve uma calibração. Tudo que sabem é que “a ISO- 9000 pediu e o auditor quer ver o certificado de calibração”. A qualidade da calibração também é o que menos importa. O critério é: O CERTIFICADO PELO MENOR PREÇO. Mas as empresas e seus colaboradores devem entender que a calibração dos equipamentos de medição é um componente essencial na qualidade do processo produtivo e, dessa forma, devem incorporá-la às suas atividades normais de produção. A calibração é uma oportunidade de aprimoramento constante e proporciona vantagens, tais como:

Ø     Redução na variação das especificações técnicas dos produtos. Produtos mais uniformes representam uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Ø     Prevenção dos defeitos. A redução de perdas pela pronta detecção de desvios no processo produtivo evita o desperdício e a produção de rejeitos.

Ø     Compatibilidade das medições. Quando as calibrações são referenciadas aos padrões nacionais, ou internacionais, asseguram atendimento aos requisitos de desempenho.

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