Frequentemente, os usuários não entendem os motivos pelos quais um instrumento deve ser calibrado, nem avaliam o processo que envolve uma calibração. Tudo que sabem é que “a ISO- 9000 pediu e o auditor quer ver o certificado de calibração”. A qualidade da calibração também é o que menos importa. O critério é: O CERTIFICADO PELO MENOR PREÇO. Mas as empresas e seus colaboradores devem entender que a calibração dos equipamentos de medição é um componente essencial na qualidade do processo produtivo e, dessa forma, devem incorporá-la às suas atividades normais de produção. A calibração é uma oportunidade de aprimoramento constante e proporciona vantagens, tais como:
Ø Redução na variação das especificações técnicas dos produtos. Produtos mais uniformes representam uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
Ø Prevenção dos defeitos. A redução de perdas pela pronta detecção de desvios no processo produtivo evita o desperdício e a produção de rejeitos.
Ø Compatibilidade das medições. Quando as calibrações são referenciadas aos padrões nacionais, ou internacionais, asseguram atendimento aos requisitos de desempenho.
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