quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Você conhece a diferença entre Precisão e Exatidão?


Dando continuidade aos nossos artigos técnicos voltados para o assunto “Metrologia”, nesta edição apresentamos a diferença entre os termos PRECISÃO e EXATIDÃO, os quais são importantes conhecer no momento de uma compra de um dado instrumento de medição.

Em metrologia os termos “exatidão” e “precisão” são considerados como características do processo de medição. A exatidão está associada à proximidade do valor verdadeiro e a precisão está associada à dispersão dos valores resultantes de uma série de medidas.


Precisão significa a aptidão de um instrumento de medição fornecer indicações muito próximas, quando se mede o mesmo mensurando, sob as mesmas condições. Define o quanto um instrumento é capaz de reproduzir um valor obtido numa medição, mesmo que ele não esteja correto.
A precisão é definida pelo desvio padrão de uma série de medidas de uma mesma amostra ou um mesmo ponto. Quanto maior o desvio padrão, menor é a precisão.
A precisão está relacionada com as incertezas aleatórias da medição e tem relação com a qualidade do instrumento.

Exatidão é a aptidão de um instrumento para dar respostas próximas ao valor verdadeiro do mensurando. É a capacidade que o instrumento de medição tem de fornecer um resultado correto. Um equipamento exato é aquele que, após uma série de medições, nos fornece um valor médio que é próximo ao real, mesmo que o desvio padrão seja elevado, ou seja, apresente baixa precisão.
A exatidão está relacionada às incertezas sistemáticas da medição. A exatidão pode ser avaliada através da calibração do instrumento.

Então, um equipamento preciso e inexato é capaz de fornecer resultados reprodutivos, mas incorretos, e um equipamento exato e impreciso, é capaz de fornecer resultados corretos, mas com uma grande variação entre as medidas. Isto significa que, neste caso, seria necessário um grande número de medições para se ter um resultado médio confiável e, estatisticamente, válido.

Os termos PRECISÃO e EXATIDÃO possuem significados diferentes

Observemos o exemplo abaixo:


a - Grande dispersão de resultados. Erros fortuitos elevados. Existência de erros sistemáticos: resultado não preciso e não exato.

b - Baixa dispersão de resultados. Erros fortuitos pequenos. Existência de erros sistemáticos: resultado preciso, mas não exato.

c - Grande dispersão de resultados. Erros fortuitos elevados. Não existência de erros sistemáticos: resultado não preciso, mas exato.

d - Baixa dispersão de resultados. Erros fortuitos pequenos. Não existência de erros sistemáticos: resultado preciso e exato.

Obs. A incerteza de medição dos alvos “a” e “c” é maior do que “b” e “d”. A Incerteza das medidas é representada pela dispersão dos valores. (incerteza --> dispersão)

Exemplo - Calibração de dois Paquímetros (unidade em mm):




Com os dados acima, é possível concluir que o equipamento A é mais preciso do que o equipamento B, pois obteve menos variações entre as três medições realizadas no mesmo ponto. Em contra partida, ele é menos exato, pois a média dos valores obteve um maior desvio em relação ao valor de referência.

Obs1. Nos dias de hoje, o termo “Precisão” foi substituído pelo termo “Repetitividade”.

Obs2. Não devemos confundir o termo “Resolução” com os termos “Precisão” (Repetitividade) e “Exatidão”.


7 comentários:

  1. Qual vidraria é considerada mais exata de todas as utilizadas em medidas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bureta e pipeta são vidrarias bem exatas, mas proveta e cálice também são, especialmente com circunferências menores e calibradas. Pode fazer um teste utilizando água purificada a determinada temperatura e pesar (influencia na densidade da água). Daí usando a fórmula da d = m/v, determina se o volume marcado é exatamente o volume esperado.

      Excluir
  2. E-mail: addisonfinancialorporation@gmail.com

    Você precisa de empréstimo de negócio, empréstimo pessoal, empréstimo de auto, empréstimo agrícola ou financiamento do projeto? Há boas notícias para você. Oferecemos uma taxa múltipla de 2% sobre empréstimos e sindicatos. Para mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail: addisonfinancialorporation@gmail.com

    Addison Financial Company

    E-mail: addisonfinancialorporation@gmail.com

    EMPRESA DE CRÉDITO

    ResponderExcluir
  3. Here is a good news for those interested. There is away you can earn money without stress contact (CLIFFORD JACKSON) for a blank [ATM CARD]today and be among the lucky ones who are benefiting from this cards. This PROGRAMMED blank ATM card is capable of hacking into any ATM machine,anywhere in the world. I got my already programmed and blanked ATM card to withdraw the maximum of $10,000 daily for a maximum of 99days via {cliffordhackerspays@gmail.com} I am so happy about this because i got mine last week and I have used it to get $240,000.00 CLIFFORD JACKSON Hackers is giving out the card just to help the poor and needy and he ALSO OFFER FINANCIAL ASSISTANCE. get yours from CLIFFORD JACKSON Hackers today. Kindly contact them by Email cliffordhackerspays@gmail.com....

    ResponderExcluir
  4. i was lost with no hope for my wife was cheating and had always got away with it because i did not know how or always too scared to pin anything on her. with the help a friend who recommended me to who help hack her phone, email, chat, sms and expose her for a cheater she is. I just want to say a big thank you to HACKINTECHNOLOGY@GMAIL.COM . am sure someone out there is looking for how to solve his relationship problems, you can also contact him for all sorts of hacking job..he is fast and reliable. you could also text +1 669 225 2253/+1 845 643 6145 WHATSAPP

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Quero que você saiba que somos hackers renomados que hackearam com sucesso cartões ATM em branco que podem retirar dinheiro de qualquer máquina ATM em qualquer parte do mundo. Isso foi possível graças a um novo software chamado "TYUPKIN", que foi inventado pela minha equipe técnica de hackers. Depois de desenvolver este cartão, estamos distribuindo para melhorar a vida das pessoas e dar a elas um padrão de vida melhor. Esses cartões foram carregados com $ 600.000 dólares cada e temos um estoque limitado. Estes cartões serão seus se você atender aos critérios neles contidos. Para prosseguir com a entrega deste cartão de caixa eletrônico hackeado, entre em contato comigo através de darkerwebcoinbase@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Você pode recuperar seu Bitcoin perdido contratando um Hacker profissional para fazer o trabalho. A recuperação do Bitcoin requer habilidades e conhecimentos únicos de hackers que apenas uma mão cheia de hackers possui. 99% dos sites de recuperação existentes são operados por golpistas para fazer com que o golpe pareça legítimo. Contrate um hacker de confiança para recuperar seus fundos entrando em contato com Genuine Hackers por e-mail como GENUINEHACKERS000@GMAIL.COM ou pelo WhatsApp +1 (260) 218-3592. Hackers genuínos me ajudaram a recuperar $ 100.000 em BTC que perdi para a mineração de bitcoin.

    ResponderExcluir