terça-feira, 27 de novembro de 2012

INTER-METRO obtém selo inédito


Essa acreditação atribui ao Inter-Metro uma qualidade superior aos outros laboratórios e excelente equipe técnica


O laboratório de metrologia e calibração do Inter-Metro acaba de ser Acreditado pelo INMETRO, para serviços de calibração em Aparelhos de Ultrassom Pulso-eco tipo A-Scan e Medidor de Espessuras por Ultrassom utilizados na indústria; tornando a empresa pioneira no Brasil a conquistar certificação nessas técnicas.

Com a acreditação, o Inter-Metro foi incorporado à Rede Brasileira de Calibração (RBC) para as seguintes especialidades:

- Calibração de Aparelho de Ultrassom pulso-eco tipo A-Scan para inspeção industrial;
- Calibração de Medidor de Espessuras por Ultrassom;
- Calibração em Potência Ultrassônica de Aparelhos de Ultrassom para uso em Fisioterapia Médica;
- Calibração de  Acelerômetros na Área de Vibrações;
- Calibração de Medidores de Vibração (Aceleração, Deslocamento e Velocidade);

O Diretor da empresa, Oswaldo Rossi Jr., acredita que esse reconhecimento atribui ao Inter-Metro uma qualidade superior aos outros laboratórios e excelente equipe técnica "Atualmente, atendemos indústrias de tubos, siderurgia e até mesmo do setor automotivo. Contamos com um laboratório considerado referência técnica em Metrologia e Calibração de equipamentos, com reconhecimento da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025", acrescenta.

Vale destacar que o Inter-Metro também é credenciado pela Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp), Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e Rina, grupo italiano - com 96 escritórios em todo o mundo - que opera nas áreas de classificação e certificação naval, além de serviços para a indústria em geral. Recentemente, a empresa também recebeu a certificação ISO 9001 na área de Fabricação de Transdutores para Inspeção por Ultrassons em Ensaios Não Destrutivos (END).

Saiba quais são os tipos de calibrações realizados no Inter-Metro:

Ensaios Não Destrutivos (END) -  Máquina detectora de trincas por Partículas Magnéticas (Magnaflux), Aparelho de Ultrassom, Transdutores de Ultrassom, Medidores de espessura por ultrassom, Padrões para Líquidos Penetrantes, Medidores de camadas de tinta, Densitômetros e Fitas densitométricas, Negatoscópios, Equipamentos de ensaios por Correntes Parasitas, Yoke, entre outros instrumentos utilizados na área de END.

Ótica -  Luxímetros, Fotômetros, Radiometros (UVA e UVC), Luminárias de luz visível / UV, Refratômetros, Cabines de Luz para Inspeção Visual e Medidores de Brilho;

Acústica - Decibelímetros, Dosímetros Acústicos, Calibradores Sonoros, Audiômetros e Cabines Audiométricas;

Vibrações - Acelerômetros, Medidores de Vibração e Sistemas de Análise de Vibrações;

Temperatura e Umidade - Termômetro de Globo, Infravermelho e de Líquido em Vidro (TLV), Psicrômetro, Pirômetro, Termo-higrômetro/higrógrafo e Termopar / Termoresistência entre outros instrumentos da área de temperatura;

Medições Elétricas -  Megômetros, Osciloscópios, Fontes de Alimentação, Geradores de Função, Freqüencímetros, Multímetros, etc.;

Área Médica -   Ultrassom para fisioterapia "calibração de potência ultrassônica", Tensis / FES, Simuladores entre outros.

Outros -  Anemômetros, Paquimetros, Higro-Termo-Anemometros, Tacômetros Óticos e Mecânicos, Cronômetros, Etilômetro, Calibrador de Vazão e Medidor de Gases.

Todos esses serviços podem ser realizados nos laboratórios do INTER-METRO ou na empresa que solicitou o trabalho, a depender do item. Além disso, as calibrações são gerenciadas periodicamente,  acompanhando o desempenho dos equipamentos e oferecendo orientações quanto ao uso e manuseio.

Abaixo segue nossa Certificação de Acreditação RBC:





Calibração é aliada das empresas contra quebra de máquinas


As vibrações geralmente são alheias à sensibilidade do trabalhador e, em alguns casos, quando são percebidas, já atingiram altos níveis, tornando tarde demais para qualquer ação corretiva

Você já se perguntou por que a "vibração excessiva" é um dos principais inimigos do chão de fábrica? É fácil responder: esse tipo de movimento reforça a carga dinâmica nos mancais das máquinas, aumentando o desgaste e provocando fraturas por fadiga. Além disso, pinos e parafusos correm o risco de se soltar, resultando numa menor vida útil. Na sua saúde dos operadores, esse impulso pode causar lesões por esforços repetitivos e aumento de cansaço.

De forma geral, as vibrações geralmente são alheias à sensibilidade do trabalhador e, em outras situações, são percebidas somente quando atingem níveis muito altos, aí já comprometem seriamente o estado físico da máquina. A boa notícia é que esse problema tem solução fácil: a calibração – ajuste necessário para alcançar um estado de equilíbrio da peça.



Como único laboratório certificado em Análises de Vibrações do País, o Inter-Metro é qualificado para atender qualquer indústria sujeita a esse dano. Afinal, cumpre todos os requisitos da NBR ISO/IEC 17025 - Norma Brasileira Regulamentadora reconhecida e utilizada em todo o mundo; considerada um modelo em gestão de qualidade, em ensaios e calibrações, para acreditação dessas atividades junto ao Inmetro.
O laboratório de Metrologia e Calibração de Equipamentos do Inter-Metro é referência técnica na área de Metrologia especializada em Ensaios Não Destrutivos (END) – assegurando ao cliente confiabilidade no trabalho.

Correntes Parasitas apresentam vantagens a mais


O setor de vendas do Inter-Metro oferece modelos novos e diferenciados do método

Aplicada tanto em metais ferromagnéticos ou não, produtos siderúrgicos, materiais de autopeças, entre outros, a técnica de Correntes Parasitas é uma das mais usadas na indústria. Também não é pra menos pois, ao contrário da maioria dos outros métodos, que se concentram apenas na detecção de descontinuidades, esse ensaio possibilita também a identificação de algumas características físicas, como medição de espessuras de camadas, permeabilidade magnética e condutividade elétrica. Soma-se ainda, a essa vantagem, a diferenciação de metais quanto à composição química, dureza, tratamento térmico, microestrututra, etc.
É importante ressaltar que o uso de Correntes Parasitas apresenta elevado grau de automatização e, em alguns casos, alta velocidade de inspeção.  Além disso, não requer materiais de consumo e nem uma preparação rigorosa das peças a serem ensaiadas.
A boa dica é deixar que essa atividade seja sempre realizada por um profissional certificado pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação (SNQC) da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi).


Equipamentos – O setor de vendas do Inter-Metro oferece modelos diferenciados de Correntes Parasitas.  Pequeno e fácil de carregar, o Aparelho Portátil realiza, entre outras funções, detecção superficial de descontinuidades em lâminas de turbinas, rodas, e ao redor de rebites em aviões. Já o Sistema de Inspeção Automotizado é usado em instalações mais complexas, com capacidade para inspeção de até 256 linhas simultâneas; enquanto o modelo de Sondas e Probes para Equipamentos e Sistemas apresenta sondas setoriais, envolventes, refrigeradas, probes tipo lápis, internas e externas. 

Lembrando sempre que os equipamentos Inter-Metro são vendidos calibrados e com o selo do Inmetro. Entre em contato e faça já o seu pedido! Ligue: (011) 5071-2764 ou mande um email: inter-metro@inter-metro.com.br.

Equipamento já calibrado e com orientação técnica é diferencial do Inter-Metro


Por ser uma empresa com laboratório, o Inter-Metro oferece ao cliente vantagens exclusivas no mercado: o equipamento é vendido já com a primeira calibração e os especialistas estão à disposição do público para esclarecer dúvidas gerais, como questões de manuseio e especificações técnicas. 

A equipe do Inter-Metro entende que atender bem o cliente vai além de mostrar um sorriso no rosto e comercializar boas marcas. Significa, sobretudo, incluir benefícios aos produtos e serviços, tornando a empresa um modelo de qualidade e transparência.