quinta-feira, 22 de março de 2012

Calibração comparativa de transdutores em baixa frequência

Conheça um sistema é baseado em um excitador eletrodinâmico, um acelerômetro de referência, uma placa de aquisição de dados e um software de automação. O sistema permite a realização de calibrações em conformidade com a norma internacional ISO 16063-21[1] na faixa de frequências entre 1 Hz e 160 Hz
Veja o Artigo em PDF Vibração
Fonte: Site Banas Metrologia
Data: 22/03/12

quinta-feira, 15 de março de 2012

Saiba Mais sobre o SI (Sistema Internacional de Unidades)

O SI é um conjunto padronizado para definir unidades de medidas. Foi criado para facilitar as medições e é usado por quase todo mundo. O antigo sistema métrico incluía vários grupos de unidades. O SI foi desenvolvido em 1960 a partir do antigo sistema metro-quilograma-segundo – substituindo o sistema centímetro-grama-segundo, que, por sua vez, teve algumas variações. No Brasil, o sistema foi adotado a partir de 1962. O SI não é estático, as unidades são criadas e as definições são modificadas por meio de acordos internacionais entre diversas nações conforme as tecnologias vão avançando e a precisão das medidas aumentando.






Veja as principais unidades SI.

Principais unidades SI
Grandeza
Nome
Plural
Símbolo
comprimento
metro
metros
m
área
metro quadrado
metros quadrados
volume
metro cúbico
metros cúbicos
ângulo plano
radiano
radianos
rad
tempo
segundo
segundos
s
freqüência
hertz
hertz
Hz
velocidade
metro por segundo
metros por segundo
m/s
aceleração
metro por segundo
por segundo
metros por segundo
por segundo
m/s²
massa
quilograma
quilogramas
kg
massa específica
quilograma por
metro cúbico
quilogramas por
metro cúbico
kg/m³
vazão
metro cúbico
por segundo
metros cúbicos
por segundo
m³/s
quantidade de matéria
mol
mols
mol
força
newton
newtons
N
pressão
pascal
pascals
Pa
trabalho, energia
quantidade de calor
joule
joules
J
potência, fluxo de energia
watt
watts
W
corrente elétrica
ampère
ampères
A
carga elétrica
coulomb
coulombs
C
tensão elétrica
volt
volts
V
resistência elétrica
ohm
ohms
condutância
siemens
siemens
S
capacitância
farad
farads
F
temperatura Celsius
grau Celsius
graus Celsius
°C
temp. termodinâmica
kelvin
kelvins
K
intensidade luminosa
candela
candelas
cd
fluxo luminoso
lúmen
lúmens
lm
iluminamento
lux
lux
lx
Algumas unidades em uso com o SI, sem restrição de prazo
Grandeza
Nome
Plural
Símbolo
Equivalência
volume
litro
litros
l ou L
0,001 m³
ângulo plano
grau
graus
°
/180 rad
ângulo plano
minuto
minutos
´
/10 800 rad
ângulo plano
segundo
segundos
´´
/648 000 rad
massa
tonelada
toneladas
t
1 000 kg
tempo
minuto
minutos
min
60 s
tempo
hora
horas
h
3 600 s
velocidade
angular
rotação
por minuto
rotações
por minuto
rpm
/30 rad/s

Ultrassom Industrial

A calibração de aparelhos de inspeção por ultrassom, do tipo pulso-eco bem como medidores de espessuras e transdutores deve ser realizada por laboratórios que apresentem acervo adequado de tecnologia e padrões rastreáveis de elevada hierarquia. Os laboratórios devem atender aos requisitos da norma ABNT ISO/IEC 17025. O INTER-METRO reúne as características acima descritas, disponibilizando um acervo único de experiência de destaque nas medições de ultrassons. Realiza a calibração eletrônica dos equipamentos e os certifica em conformidade com as normas EN 12668 e ABNT NBR 15865.

A Calibração na Área Médica

Todos nos sabemos como segurança é algo fundamental em hospitais e clínicas. Com isso a calibração e manutenção constante dos equipamentos utilizados nesses locais são essenciais. 


É importante estar em dia com a calibração dos equipamentos para evitar possíveis erros médicos. Estamos falando na área médica, mas em diversas áreas a calibração é algo essencial para evitar erros dos mais diversos tipos. 



Para isso, é importante ter uma parceria com um bom laboratório. O Inter-Metro é uma referência técnica na área da Metrologia em diversas áreas, e especializada em calibração de equipamentos utilizados em Ensaios Não Destrutivos (END), que se consolida através do nosso laboratório pioneiro de Metrologia e Calibração de Equipamentos e que está acreditado dentro da Rede Brasileira de Calibração (RBC) para a área de Acústica e Vibrações e reconhecido como operando de acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 para os demais serviços prestados. 



Na área médica o Inter-Metro faz calibrações na área de Fisioterapia e Estética, em equipamentos de Ultrassom, Tens/FES, entre outros. Na área hospitalar, equipamentos como Analisadores de Bisturi, desfibrilador, cardioversor, marcapasso, nível sonoro, temperatura, e vários outros tipos de analisadores; Simuladores de ECG (eletrocardiograma), EEG (eletroencefalograma), holter, e outros; Incubadoras, autoclaves, refrigeradores, estufas, negatoscópios, esfigmomanômetro, etc. 




Entre em contato com nosso setor técnico para maiores informações - inter-metro@inter-metro.com.br ou pelo telefone (11) 5071-2764 



Saiba mais: O Ultrassom usado na medicina para determinar diagnósticos baseia – se na reflexão das ondas ultrassônicas. É mais seguro que o Raio X e capta fenômenos que passam desapercebidos pelos raios x. Além disso, é um método não invasivo e não causa traumas, por isso, é comumente utilizado em exames de mulheres grávidas no Pré Natal.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Saiba mais sobre Metrologia Legal

A metrologia legal é a área da metrologia referente às exigências legais, técnicas e administrativas relativas às unidades de medidas, aos instrumentos de medir a às medidas materializadas.
Objetiva fundamentalmente as transações comerciais, em que as medições são extremamente relevantes no tocante aos aspectos de exatidão e lealdade.
O governo promulga leis e regulamentos técnicos fixando as modalidades da atividade de metrologia legal, notadamente no que tange às características metrológicas dos instrumentos envolvidos em tais operações.
A elaboração da regulamentação baseia-se nas Recomendações da OIML - Organização Internacional de Metrologia Legal e conta com a colaboração dos fabricantes dos instrumentos e de entidades dos consumidores.
No âmbito da metrologia legal a regulamentação técnica brasileira abrange medições, notadamente no que diz respeito à massa, volume, comprimento, temperatura e energia.
Estende-se ainda à regulamentação e fiscalização de produtos pré-medidos (alimentos, bebidas, artigos de higiene e limpeza etc.), aos instrumentos empregados na manutenção da saúde pública (termômetros clínicos, medidores de pressão arterial, seringas médicas, eletroencefalógrafos, eletrocardiógrafos etc.), àqueles utilizados na garantia da segurança pública (manômetros para pneumáticos, velocímetros de automóveis, radares, bafômetros, tacógrafos etc.) bem como àqueles destinados ao comércio (balanças, bombas de combustível, taxímetros, hidrômetros etc.).
Aperfeiçoamentos significativos estão sendo alcançados por meio da implementação de ações tais como:
  • uso pela metrologia legal dos serviços de calibração e ensaios providos por laboratórios credenciados na RBC - Rede Brasileira de Calibração e RBLE - Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios;
  • definição do escopo das atividades delegáveis sem ferir o preceito legal;
  • incorporação de novos serviços, principalmente nos campos ligados à saúde e segurança;
  • acompanhamento das tendências internacionais na busca de harmonização dos procedimentos e estruturas como forma de facilitar o fluxo do comércio;
  • maior articulação entre a metrologia legal e a científica e industrial;
  • implementação de pesquisa e desenvolvimento para antecipar-se às demandas da sociedade.
INMETRO, por meio da DIMEL - Diretoria de Metrologia Legal, coordena e supervisiona a atuação da Rede Nacional de Metrologia Legal - RNML, responsável em todo o Brasil pela execução das atividades de metrologia legal. Essa rede é integrada pelos Institutos Estaduais de Pesos e Medidas - IPEM e por algumas Superintendências Regionais.

Óptica e Luminotécnica

Os níveis de iluminação corretos nos Ensaios Não Destrutivos, incluindo as inspeções visuais, são importantíssimos para que os mesmos apresentem a eficiência esperada. Quando se utiliza tanto a luz natural (ou visível), como a luz ultravioleta. Os resultados dependem, diretamente, dos níveis de luminância ou iluminância existentes e corretamente medidos. Por isso, a importância de fazer a calibração em um laboratório certificado. 


sexta-feira, 9 de março de 2012

Acústica e Vibrações

As verificações e controle de áreas com altos níveis de ruído são muito importantes para a segurança ambiental e para a saúde das pessoas. As legislações ambiental e de segurança do trabalho definem claramente os limites toleráveis de ruído bem como a forma de medi-los.

Os equipamentos utilizados para estas atividades devem, necessariamente, ter a sua calibração assegurada por laboratórios competentes para não colocar em risco os resultados das medições afetando a saúde das pessoas. Os equipamentos utilizados em medições audiométricas se enquadram também nesta categoria.