quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Dica Técnica - A diferença entre precisão e exatidão

Apesar de parecidas, as palavras precisão e exatidão são interpretadas de forma diferente na área da metrologia. Entenda a diferença:
A palavra precisão refere-se ao grau de variação de resultados de uma medição.
Ex.: um paquímetro tem uma precisão entre 0,01 e 0,05 mm; o micrômetro tem uma precisão entre 0,01 e 0,001.
Já a palavra exatidão consiste no grau de conformidade de um valor medido ou calculado em relação à sua definição ou com respeito a uma referência padrão.
Ex.: com 1 paquímetro de resolução (precisão) de 0,05 mm encontra-se a medida de 33,0 +-0,05 mm; porém, ao fazer testes com outros paquímetros constata-se que a medida real do objeto é de 30,0 +-0,05mm; ou seja, o paquímetro que mediu errado é preciso, mas não é exato.
A precisão de um instrumento é algo que não pode ser alterado, já a exatidão do instrumento pode ser alterada (desgaste do bico do paquímetro, desgaste da ponta do fuso do micrômetro, etc.). Portanto, um instrumento pode ser preciso mas não ser exato.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Dica Técnica - Nível de ruído

Os equipamentos utilizados para verificar e controlar áreas com altos níveis de ruído devem ter sua calibração assegurada por laboratórios competentes para não colocar em risco os resultados das medições afetando a saúde das pessoas. A legislação ambiental e de segurança do trabalho definem claramente os limites toleráveis de ruído bem como a forma de medi-los. Saiba mais no site do Inter-Metro: www.inter-metro.com.br.

Dica Técnica - Níveis de “luminância” ou “iluminância”

Os resultados de um ensaio não destrutivo dependem, diretamente, dos níveis de “luminância” ou “iluminância” existentes durante a realização do processo. Inclusive durante as inspeções visuais, atividade largamente utilizada nas indústrias. A falta de uma correta medição dos níveis ópticos e luminotécnicos pode alterar consideravelmente a confiabilidade dos resultados da inspeção e, assim, colocar em risco a real qualidade do material que está sendo avaliado.
Saiba mais no site da Inter-Metro: www.inter-metro.com.br.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Por que calibrar?

Calibrar é medir equipamentos e compará-los com padrões para assegurar que os mesmos são estáveis e que podem fornecer valores de medição confiáveis em qualquer condição para as quais foram desenhados, produzidos e destinados. Instrumentos e equipamentos utilizados na execução de medidas e que estejam fora da tolerância (OOT – Out of Tolerance), precisão e/ou exatidão planejadas, podem gerar falsas informações, levando a produtos sem confiabilidade, insatisfação dos clientes, aumentos dos custos de garantia, re-trabalho e reposição e, principalmente, ocasionando um aumento do risco do uso do material ou do equipamento ensaiado. (leia mais...)

Frequentemente, os usuários não entendem os motivos pelos quais um instrumento deve ser calibrado, nem avaliam o processo que envolve uma calibração. Tudo que sabem é que “a ISO- 9000 pediu e o auditor quer ver o certificado de calibração”. A qualidade da calibração também é o que menos importa. O critério é: O CERTIFICADO PELO MENOR PREÇO. Mas as empresas e seus colaboradores devem entender que a calibração dos equipamentos de medição é um componente essencial na qualidade do processo produtivo e, dessa forma, devem incorporá-la às suas atividades normais de produção. A calibração é uma oportunidade de aprimoramento constante e proporciona vantagens, tais como:

Ø     Redução na variação das especificações técnicas dos produtos. Produtos mais uniformes representam uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Ø     Prevenção dos defeitos. A redução de perdas pela pronta detecção de desvios no processo produtivo evita o desperdício e a produção de rejeitos.

Ø     Compatibilidade das medições. Quando as calibrações são referenciadas aos padrões nacionais, ou internacionais, asseguram atendimento aos requisitos de desempenho.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Aparelhos de pressão e balanças são verificados

 
A operação começa esta semana em hospitais, postos de saúde e clínicas

A Agência Estadual de Metrologia (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro e vinculado à Seprotur, realiza nesta semana a verificação metrológica dos esfigmomanômetros (medidores de pressão) e balanças em Hospitais, Postos de Saúdes, Clínicas, Consultórios, Laboratórios e Farmácias.
A verificação anual dos instrumentos de medição é obrigatória e realizada exclusivamente pelo órgão delegado do Inmetro. “A atividade proporciona confiabilidade dos aparelhos e protege o consumidor. Todo instrumento tem que apresentar o selo de verificação, que mostra que aquele produto passou pelos ensaios metrológicos”, explica a diretora-técnica Luciana Boni Cogo.
Além da verificação do erro de indicação e escapamento de ar, os agentes realizam também o exame visual, que contempla o número de série, ano de fabricação, aprovação de modelo, entre outros.
Caso o instrumento apresente alguma irregularidade durante a verificação, os agentes o reprovam. Em seguida, o responsável precisa encaminhar o instrumento de medição para uma Empresa Permissionária fazer os ajustes. Após esse procedimento, os Agentes retornam ao estabelecimento para nova verificação metrológica.
 
Fonte: Correio do Estado - 15/01/12