terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Aparelhos de pressão e balanças são verificados

 
A operação começa esta semana em hospitais, postos de saúde e clínicas

A Agência Estadual de Metrologia (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro e vinculado à Seprotur, realiza nesta semana a verificação metrológica dos esfigmomanômetros (medidores de pressão) e balanças em Hospitais, Postos de Saúdes, Clínicas, Consultórios, Laboratórios e Farmácias.
A verificação anual dos instrumentos de medição é obrigatória e realizada exclusivamente pelo órgão delegado do Inmetro. “A atividade proporciona confiabilidade dos aparelhos e protege o consumidor. Todo instrumento tem que apresentar o selo de verificação, que mostra que aquele produto passou pelos ensaios metrológicos”, explica a diretora-técnica Luciana Boni Cogo.
Além da verificação do erro de indicação e escapamento de ar, os agentes realizam também o exame visual, que contempla o número de série, ano de fabricação, aprovação de modelo, entre outros.
Caso o instrumento apresente alguma irregularidade durante a verificação, os agentes o reprovam. Em seguida, o responsável precisa encaminhar o instrumento de medição para uma Empresa Permissionária fazer os ajustes. Após esse procedimento, os Agentes retornam ao estabelecimento para nova verificação metrológica.
 
Fonte: Correio do Estado - 15/01/12
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário