terça-feira, 18 de outubro de 2011

Profissionais de END reconhecem cada vez mais a importância da metrologia

O aumento no número de recalls durante os procedimentos de END (Ensaios Não Destrutivos) realizados pelas indústrias e o alto grau de exigências para o cumprimento de Normas do setor vêm mudando a visão dos profissionais de END em relação à Metrologia. A necessidade de recalls gera um custo maior às empresas. Já as Normas que regem o setor não podem ser ignoradas. Dois fatores, portanto, que vêm direcionando cada vez mais as atenções à importância da Metrologia e à necessidade de calibração dos equipamentos utilizados nos ensaios.

A visão deste profissional de END para com a metrologia e calibração dos equipamentos e sistemas de ensaio tem se modificado no decorrer dos últimos 10 anos devido ao alto índice de recall ocorrido nos ensaios, o qual tem trazido um custo maior à empresa e ao alto grau de exigência dos requisitos das Normas direcionadas a este setor.



ANTES - O responsável pelos equipamentos ou sistemas de ensaio enviava os mesmos para um laboratório de calibração e os recebiam novamente com os seus Certificados de Calibração relatando os resultados de medição da calibração, demonstrando seus erros e incertezas de medição, "olhava" rapidamente os números e o guardava em uma gaveta para somente retirar de lá quando um auditor o solicitava. Conforme figura abaixo:
 

A figura 1 demonstra que o ensaio de uma peça e o certificado de calibração do equipamento utilizado neste ensaio não possui ligações, onde não importa a calibração realizada pelo laboratório, mesmo que este equipamento esteja com desvios fora das tolerâncias especificadas.



Assim, os resultados apresentados no ensaio podem estar incorretos, o que é um perigo para a qualidade do produto final.

Já, nos dias de hoje, o panorama mudou de figura, conforme vimos abaixo.

HOJE - O responsável envia os equipamentos e sistemas de ensaio para um laboratório de calibração, e ao receber o certificado de calibração analisa os resultados da medição, juntamente com seus erros e suas incertezas de medição, compara com o seu critério de aceitação definido, e aprova ou reprova o instrumento ou sistema para uso. Veja abaixo:




A figura 2 demonstra a ligação entre os dois vetores, onde as medições realizadas durante o ensaio para um dado equipamento serão compensadas dos valores das medições descritas no certificado de calibração. Lembrando que os equipamentos a serem utilizados no ensaio devem ser Aprovados para uso antes mesmos de serem colocados em área, a partir de critérios de aceitação definidos por procedimentos, normas ou outros documentos.

Com essa mudança no panorama, os END acabam gerando uma maior confiabilidade nas medições que serão realizadas no dia-a-dia pelo profissional, minimizando erros e melhorando assim, os resultados finais dos ensaios.