terça-feira, 20 de setembro de 2011

Inter-Metro realiza palestra no 4º Encontro de Auditores de Sistemas de Gestão

Os especialistas da Inter-Metro, Oswaldo Rossi Jr. e Marcio Cristiano de Oliveira, apresentarão a palestra "Auditoria em Metrologia - Uma atividade essencial" durante o 4º Encontro de Auditores de Sistemas de Gestão, que será realizado entre os dias 26 e 27 de outubro, em São Paulo. A permanente dificuldade em se realizar auditorias nas áreas da metrologia, abrangendo o "controle de equipamento de monitoramento e medição", será o tema principal da apresentação dos profissionais da Inter-Metro. Segundo os palestrantes, a amplitude do assunto - somada a uma terminologia e conceitos específicos - nem sempre é dominada adequadamente pelos profissionais de auditoria. O objetivo da palestra é contribuir com a melhora deste panorama, dada a importância do seu impacto na qualidade final de produtos e serviços.

Inter-Metro participa da Tubotech 2011 e faz palestra sobre Inspeção Industrial

Entre os dia 04 e 06 de outubro, a Inter-Metro participa da maior feira do setor de tubos nas Américas: a Tubotech, que será realizada no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Nossos profissionais atenderão o público no estande da ISEND, empresa que fabrica e dimensiona equipamentos de Ensaios Não Destrutivos e mantém forte parceria com a Inter-Metro.

Paralelo ao evento, será realizada a primeira edição do Seminário de Inspeção Industrial (SINSP), que vai reunir representantes de empresas e profissionais para a troca de conhecimentos sobre novas tecnologias e equipamentos no setor. O público poderá visitar o estande da Inter-Metro na área de negócios do Seminário e, também, assistir à palestra sobre Inspeção de Ultrassom e Sistemas Automatizados em Tubos e Outros, que será ministrada por nossos especialistas no encontro.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Dica técnica - A medição de magnetismo

Os materiais magnéticos estão presentes em inúmeros produtos fabricados pela indústria - desde um motor elétrico até um cartão de crédito. Estão, também, nas próprias máquinas de fabricação e processos de inspeção dessas mesmas indústrias. A eficiência dos banhos e das condições de iluminação natural e por ultravioleta dos materiais inspecionados, por exemplo, pode facilmente ser obtida com a ajuda de equipamentos de medição de magnestimo. Conheça alguns deles: Medidor de Campo Magnético, Indicador de Campo Residual, Padrão Magnético, Medidor de Camadas de Tinta, Yoke, Correntes Parasitas, Condutivímetro, Máquinas de Partículas Magnéticas e Bobina Desmagnetizadora.

Os diferentes termos da Medição

Neste post vamos abordar os três principais termos utilizados durante e após a realização das medições propriamente dita, pensando numa visão técnica.
Atualmente é possível produzir peças e/ou acessórios em diferentes partes do mundo e estas peças se encaixarem perfeitamente. Por exemplo, uma lâmpada pode ser fabricada na Alemanha, enviada para montagem em um farol na França que pode ser montado em um carro Brasileiro.
Os instrumentos de medida servem como uma extensão das faculdades humanas, e podem ser tão simples como um gabarito, uma escala, ou um galvanômetro. Com a evolução da tecnologia e das técnicas de medição, os instrumentos passaram a ser mais elaborados e de melhor exatidão, de múltiplos recursos e usos, exigindo de seu operador o conhecimento do princípio de funcionamento e dos recursos incorporados, para utilizá-los de maneira eficiente.
Durante toda a nossa vida realizamos medições. Medir é uma necessidade humana, na modernidade é cada vez mais importante obter medições confiáveis.
Entende-se por medição um conjunto de operações que tem por objetivo atribuir um valor (número) a um determinado fenômeno. Por exemplo, avaliar a velocidade de um carro, conhecer o número de defeitos de uma linha de produção, etc.

Do ponto de vista técnico, quando uma medição é realizada, espera-se que ela seja:

EXATA, isto é, mais próxima do valor verdadeiro (valor de referência);  

Obs. Quanto mais exata for a medida, mais próxima do valor de referência ela estará.
REPETITIVA (precisa), com pouca ou nenhuma diferença entre medições efetuadas sob as mesmas condições; por exemplo:


Valor de referência
1ª medida
(mm)
2ª medida
(mm)
3ª medida
(mm)
Média das medições
10,00
9,98
9,97
9,99
9,98
20,00
19,89
19,90
19,88
19,89


Nota-se que as medições mostradas na tabela acima são muito próximas entre si, mesmo que a média delas fique longe do valor de referência, neste caso dizemos que as medições foram REPETITIVAS ou PRECISAS.



REPRODUTIVA, com pouca ou nenhuma diferença entre medições realizadas sob condições diferentes. Por exemplo:



Entendemos como sendo uma medição REPRODUTIVA quando realizamos medições sob condições diferentes, como utilizar padrões diferentes, ou mesmo trabalhar em condições ambientais diferentes. Esse último exemplo é muito típico, o qual já é rotina do nosso dia-a-dia. Quando dirigimos um automóvel ficamos atentos à medição indicada pelo velocímetro e confiamos nele, caso contrário poderemos ultrapassar a velocidade limite da via e tomarmos uma multa do radar de velocidade, além de que estaremos sujeitos a riscos de acidentes. Lembrando que o velocímetro precisa indicar a velocidade correta em qualquer ambiente, em temperaturas altas ou de baixo de neve, em locais secos ou em ambiente muito úmido. Isso significa que a medição foi Reprodutiva.


No ponto de vista técnico, ficamos satisfeitos quando esses 3 termos (Exato, Repetitivo, Reprodutivo) são satisfeitos durante uma medição, isso significa que o instrumento de medição é muito bom e atende às Normas Técnicas vigentes.

Márcio