sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Terminologia

Nesse post explicaremos a diferença entre os principais termos utilizados na Metrologia, dentre os quais geram maior confusão entre os profissionais de outros setores, como por exemplo os profissionais da área de END.

Em Metrologia, como em várias outras áreas do saber, utiliza-se terminologia própria. O significado das diferentes palavras tem vindo a ser normalizado, pelo que é de toda a conveniência conhecê-las. Apresentam-se a seguir alguns dos termos principais da linguagem metrológica e o seu significado de acordo com o Vocabulário Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia – VIM (ed. 2009):

Ajuste (de um instrumento de medição) – Operação destinada a fazer com que um instrumento de medição tenha desempenho compatível com o seu uso.

- Alguns ajustes em sistema de medição incluem:
- Regulagem do zero
- Regulagem de offset
- Regulagem de ganho

- O ajuste NÃO deve ser confundido com o termo CALIBRAÇÃO

- Após um ajuste de um sistema de medição, o mesmo deve ser RECALIBRADO

É altamente recomendável que o ajuste seja realizado pelo laboratório ou pelo fabricante.


Calibração (Aferição) – Conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões.

- Calibrar é medir somente, e não ajustar
- Não deve ser confundido com “Auto-Calibração”
- Não deve ser confundido com “Verificação”

A calibração é realizada, SOMENTE, por laboratórios que possuam seu Sistema de Gestão da Qualidade reconhecido conforme ISO/IEC 17025


Nota: O termo “Aferição” não está mencionado na última revisão do VIM, sendo assim não deve ser utilizado.


Regulagem de zero – Ajuste de modo que o instrumento forneça uma indicação igual a zero correspondente a um valor igual a zero da grandeza a ser medida.

A regulagem de zero é realizada necessariamente no ato da calibração, e pelo usuário do instrumento por ocasião do seu uso.

Verificação – Provimento de evidência objetiva de que um dado item atende às especificações de um fabricante

- Verificar não é calibrar!
- Nem toda Verificação é uma “Validação”

A verificação é realizada obrigatoriamente pelo usuário do instrumento.
Na maioria dos casos o usuário verifica a confiabilidade do instrumento antes e durante da inspeção propriamente dita, a qual está definida, por exemplo, nos procedimentos de inspeção de END.



Processo típico:


Buscou-se com isso não apenas enfocar os aspectos da adequada correspondência dos termos entre as línguas estrangeiras envolvidas, mas também da própria filosofia de concepção do Vocabulário. Dessa forma mantém-se uma padronização da linguagem metrológica brasileira. Seguem abaixo outros importantes termos descritos no VIM ed. 2009:

Desvio – Valor menos seu valor de referência

Incerteza de medição – Parâmetro, associado ao resultado de uma medição, que caracteriza a dispersão dos valores que podem ser fundamentadamente atribuídos a um mensurando.

Rastreabilidade – Propriedade do resultado de uma medição ou do valor de um padrão estar relacionado a referências estabelecidas, geralmente a padrões nacionais ou internacionais, através de uma cadeia contínua de comparações, todas tendo incertezas estabelecidas.

Valor nominal – Valor arredondado ou aproximado de uma característica de um instrumento de medição que auxilia na sua utilização.

Valor verdadeiro convencional (de uma grandeza) – Valor atribuído a uma grandeza específica e aceito, às vezes por convenção, como tendo uma incerteza apropriada para uma dada finalidade.





Márcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário